Já sou usuário Seta para direita

Quero me cadastrar Seta para direita

Jovens e adultos: limites e possibilidades para um projeto profissional

Na nossa conversa de hoje pretendo provocar em você, leitor, uma reflexão sobre o que  leva um jovem ao abandono escolar. Por que muitos desistem de estudar? Quais os limites que determinam  esse afastamento? Ao mesmo tempo, que possibilidades o fazem retornar? Há um propósito maior? Que meios existem para facilitar seu acesso ao ambiente escolar?   

Professores e alunos apontam alguns motivos para a desistência: alunos aprendem coisas desnecessárias, professores despreparados, dificuldades de aprendizagem generalizadas, falta de dinheiro para transporte, alimentação e material escolar, falta de tempo, responsabilidade financeira com a família e, por fim, o envolvimento com as drogas.
E você? Pense sobre a sua trajetória escolar! Que limites encontrou?

Vale lembrar que a decisão de não completar os estudos gera uma grande bola de neve de problemas e as oportunidades de crescimento individual e de mobilidade social se estinguem. Cada vez mais ficamos dependentes de programas governamentais assistencialistas.
Por outro lado, há quem tenha planos de um dia voltar a estudar. São jovens e adultos que, apesar de enfrentarem muitos desafios, buscam oportunidades para terem acesso ao conteúdo escolar de que precisam, em muitos casos, em  soluções digitais. Atualmente,  a modalidade de estudo à distância tem sido muito procurada, pois além de ser tecnicamente eficiente para o perfil adulto, é financeiramente mais satisfatória.

O que faz você não desistir? Que motivos o levam a encarar os desafios? Talvez você já saiba que, para além do propósito de garantir seu certificado de conclusão, o conhecimento escolar lhe permitirá “ler o mundo”, como anunciava o educador Paulo Freire, ao nos alertar sobre o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Ler o mundo, portanto,  é entender que sua capacidade de pensar  é diretamente proporcional ao conhecimento adquirido através dos estudos e das experiências cotidianas.

 Decidir voltar a estudar é um passo que exige, muitas vezes, coragem e  mudança de hábito. É desejar aprender diariamente e ter um propósito! Por isso, não desista, insista! Potencialize sua vontade de crescer como pessoa e como profissional, sendo  capaz de se reconhecer parte de uma sociedade que carece de justiça social.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.